Realizada audiência pública do plano municipal de saneamento básico de Pau D’Arco – PA

No dia 04 de outubro às 14:15 horas foi iniciada a Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Pau D’Arco – PA com a participação da comunidade, servidores do município, vereadores, secretários da gestão municipal, representantes do Comitê de Coordenação, e engenheiros da empresa contratada VRP Ambiental. A Audiência foi conduzida pela coordenadora da equipe responsável pela elaboração do PMSB, constante no Comitê Executivo, a Engenheira Ambiental Marina Carvalho.

Com o intuito de trazer a população para auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, iniciou-se a divulgação e chamamento da comunidade para a Audiência Pública Online de apresentação do PMSB. O chamamento da comunidade para participar da Audiência Pública ocorreu por meio de carro de som veiculado do dia 30 de setembro a 02 de outubro, convidando e orientando toda a comunidade sobre como participar da audiência e informando data e hora do evento. Além do carro de som, também foi elaborado texto para transmissão em rádio, convites (folder), e utilizou-se do compartilhamento do convite em aplicativos de mensagens (WhatsApp), ocorrendo também convite por meio de notícia no site oficial da Prefeitura Municipal.

Devido à atual situação de Pandemia da COVID-19, respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde, utilizou-se a ferramenta online Google Meet (gratuita) como forma de alcançar a participação da sociedade na elaboração do PMSB. O evento foi transmitido AO VIVO no Auditório da Praça
para acesso ao público, seguindo as regras segurança estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A audiência teve duração de aproximadamente 01:30 horas, sendo finalizada às 15:45 horas, e contou com público máximo de 22 pessoas. Ao longo da audiência teve troca de dúvidas pelo chat e também abertura de áudio para que a comunidade pudesse fazer perguntas, sendo apresentado também os pontos principais de cada volume que compõe a elaboração do PMSB por meio de apresentação em PowerPoint claro e objetivo, abordando o Diagnóstico dos Sistemas de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Manejo de Águas Pluviais e a definição das ações necessárias para alcançar a universalização do saneamento básico, a melhor eficiência dos sistemas e atendimento das exigências legais que objetivam a
melhoria da saúde pública.

Ao final da Audiência foi apresentado aos participantes a forma como ocorrerá a Consulta Pública para aprovação do estudo realizado e identificação das ações de melhorias propostas ao município, através de sugestões e solicitações de complementações. Também houve lista de presença assinada pelos participantes e envio dos certificados para a formalização do conteúdo absorvido.